gov.br

Curso de Português para Estrangeiros: Língua e Cultura Brasileira

Área do conteúdo

Curso de Português para Estrangeiros realiza aula de campo na Rota Verde do Café

Data de publicação: 15 de julho de 2019. Categoria: Notícias

O Curso de Português para Estrangeiros: língua e cultura brasileira realizou nessa última sexta (21/06) mais uma aula de campo. Dessa vez, o destino foi o Maciço do Baturité, tendo como roteiro as cidades de Baturité, Guaramiranga e Pacoti. Os estudantes estrangeiros tiveram a oportunidade de conhecer a importância da produção cafeeira para o estado do Ceará e também visitaram alguns sítios produtores de café. O grupo passou o dia inteiro nessa atividade, que também foi um momento interessante de interação entre os estudantes. Pela manhã, a primeira parada foi na Estação Ferroviária de Baturité, que funciona como Museu. Nesse espaço, assistiram a uma exposição sobre a importância do café para a economia da região. A segunda parada foi no Sítio São Luiz em Guaramiranga. Nesse lugar, os estudantes fizeram uma trilha no meio da floresta e conheceram todo o processo de produção de algumas variedades de café. Nesse mesmo espaço, puderam acompanhar o processo de torra e moagem do café. À tarde, o local visitado foi o Sítio São Luiz em Pacoti. No casarão sede do sitio, assistiram a uma exposição sobre a história do café no maciço. Por último, participaram de um delicioso café da tarde com pães, bolos, geleias, ricota e, logicamente, o tradicional café produzido no local.