gov.br

Curso de Português para Estrangeiros: Língua e Cultura Brasileira

Nueppe promove palestra sobre ensino de Português para Estrangeiros

Data de publicação: 24 de maio de 2019. Categoria: Sem categoria

O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros (Nueppe), grupo de pesquisa certificado pelo CNPq na Universidade Federal do Ceará (UFC), promoveu uma palestra nessa quinta-feira (23/05), às 12h, na Sala 09 do Bloco de Letras Noturno, com o tema “O termo ‘não’ sem valor negativo: aspectos pragmáticos no ensino de PLE”. Essa palestra foi ministrada pelo Prof. Dr. Paulo Andrade (DELILT/UFC).
Durante sua fala, o Prof. Paulo destacou aspectos importantes relacionados ao uso do “não” no ensino de Português para Estrangeiros. Dentre esses, destacam-se: o uso do termo “não” como um marcador conversacional com o objetivo de iniciar a tomada de turno em interações no discurso oral em português; uso do termo “não” ou de expressões contendo este termo como elemento central na utilização de estratégias de polidez por parte do enunciador; o uso do termo “não” em interrogativas como forma de persuasão e convencimento a fim de marcar um ponto, apresentar opiniões; o uso do termo “não” para expressão de sentimentos (surpresa, incredulidade) ou até mesmo como um elemento enfatizador.
Participaram da palestra estudantes de graduação, pós-graduação e professores que atuam com Português para Estrangeiros e ensino de línguas estrangeiras no geral. Após a exposição do professor, foram abertas as inscrições para as falas da plateia, quando os presentes puderam tirar algumas dúvidas e fazer considerações.
Saiba mais:
O Nueppe oferta o “Curso de Português para Estrangeiros: língua e cultura brasileira” via Casa de Cultura Portuguesa (CCP) em três níveis (A1, A2 e B1), distribuídos em seis semestres. Esse curso conta com 147 estrangeiros matriculados oriundos de mais de 30 países. Além disso, o Nueppe também oferta o Projeto “Tandem: interculturalismo e aprendizado de línguas”, que ajuda brasileiros e estrangeiros no desenvolvimento da prática oral em língua estrangeiras e Português Língua Adicional. Site: www.ple.ufc.br E-mail: ple@ufc.br Fone: 3366-7650.