Celpe-Bras: publicado resultado da primeira edição de 2019

Data de publicação: 17 de agosto de 2019. Categoria: Notícias

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta-feira, 14 de agosto, o resultado do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) referente ao primeiro semestre de 2019. A prova foi realizada em maio, em 106 postos credenciados no Brasil e no exterior.

O Celpe-Bras, que teve 6.016 participantes na edição do primeiro semestre, é direcionado a pessoas que desejam comprovar seu nível de proficiência em Língua Portuguesa e buscam o certificado oficial de proficiência. O Inep é o responsável pela aplicação, com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante em uma interação face a face que exige compreensão escrita e/ou oral, além de produção escrita. O exame certifica quatro níveis de proficiência em língua portuguesa. Para obter o certificado, é preciso alcançar, na parte escrita e na parte oral, pelo menos o nível intermediário. Quando o nível de proficiência das partes do exame for diferente, prevalecerá o nível mais baixo.

A comprovação da certificação, com respectivo nível de proficiência obtido, é realizada por meio da certidão eletrônica, que pode ser emitida na página do Celpe-Bras. No mesmo local, a certidão pode ser validada no botão “Confirmação de Autenticidade”, por protocolo eletrônico, caso necessário. Este documento tem validade perante instituições nacionais e estrangeiras. A certificação, com o respectivo nível de proficiência obtido, fica disponível por meio de certidão gerada eletronicamente pelo Inep.

Acesse o resultado do Celpe-Bras 2019/1

Confira a portaria com os resultados

Fonte: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/publicado-resultado-da-primeira-edicao-de-2019/21206